Estudos Bíblicos



O SENHOR VAI COM VOCÊ
“Pois o SENHOR, vosso Deus, é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos.”
Deuteronômio 20.4

    Os israelitas – apesar de constituírem o povo escolhido do Senhor – não receberam a promessa de que somente viveriam em paz e jamais enfrentariam guerras. Nós, cristãos, também fomos avisados por Jesus de que, no mundo, teríamos aflições (Jo 16.33). Sem dúvida, atrás de qualquer animosidade ou sofrimento está a mão do diabo, por isso temos de entrar na batalha e vencê-la, pois, do contrário, seremos vencidos por Satanás, o qual não vem contra nós para fazer somente graça.

    Deus sabe de todas as coisas e tudo vê. De fato, não há nada encoberto aos Seus olhos. Quando dá permissão ao inimigo para nos atacar, o próprio Senhor está pronto para batalhar em nosso favor. Na realidade, Ele permite que lutas venham à nossa vida a fim de que nos fortaleçamos e, assim, cada vez mais provemos o Seu amor.
    O Altíssimo Se identificou como o Deus do Seu povo e lhe prometeu que estaria com ele na batalha. Com isso, os israelitas podiam estar certos de que não seriam derrotados; então, não deveriam temer, mesmo que a luta lhes parecesse desfavorável. Meu irmão, o mesmo deve ocorrer com você: independentemente do que o inimigo esteja usando para derrotá-lo – seja uma tentação ou uma doença incurável –, confie no Todo-Poderoso, pois a mão dEle sempre estará sobre a sua vida, protegendo-o a fim de que não seja atingido.

           Sempre que Israel confiava no Senhor e marchava firme para enfrentar o desafiador adversário, tinha o Altíssimo como Seu Deus. Houve vezes em que o Onipotente realizou obras espantosas para ajudar os que confiavam nEle – como, por exemplo, quando lançou pedras do céu com uma pontaria certeira que destruiu os inimigos do Seu povo (Js 10.11), ou quando atendeu à determinação de Josué para que o sol se detivesse e não se apressasse a se pôr (v. 12-14). Ainda hoje, Deus age de modo especial para todos os que depositam sua confiança em Sua Palavra.

    Deus não ficaria apenas assistindo à luta dos filhos de Israel; tampouco faria o mesmo hoje! Ele marchava firme para pelejar contra os opositores do Seu povo. Portanto, nós, membros do Corpo de Cristo, não temos de temer nada que o inferno lance contra a nossa vida. Os que foram vítimas de enfermidades incuráveis devem levantar-se agora na fé e partir para o combate em Nome de Jesus. Desse modo, o próprio Senhor lutará por eles.

    O Todo-Poderoso guerreia pelos Seus para salvá-los. Sendo assim, você não deve temer nenhuma luta que surja em seu caminho. Partindo para o combate, o Senhor irá com você para derrotar seus adversários. Ele é invencível, varão de guerra e, melhor do que ninguém, sabe exatamente o que fazer para dar aos Seus filhos a vitória. Não tenha nenhum receio nem se apavore, ainda que o maligno tenha vindo com forças superiores às suas. Não desista, pois você vencerá; afinal, quem está lutando pela sua vida é Todo-Poderoso, o seu Deus!

    R. R. Soares




 

TUDO VEM DO SENHOR DEUS

“Porém não vos tem dado o SENHOR um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje.”
Deuteronômio 29.4

    O que temos recebido de Deus não é tudo o que poderíamos obter. Aos israelitas – os quais foram agraciados com muitas revelações e viram a mão bendita do Senhor operar livramentos maravilhosos – não foi concedida a capacidade de entender, ver e ouvir até o dia de hoje, como disse Moisés. A Igreja de Cristo tem uma posição bem superior à Igreja do Antigo Testamento, pois ela possui o Santo Espírito de Deus, o qual veio nos ensinar tudo o que foi escrito e nos dizer o que tiver sido falado nos Céus.
    As pessoas que tentam igualar-se aos servos do Altíssimo que viveram antes da vinda de Jesus colocam-se sob o mesmo tratamento. Aqueles que faziam parte da Antiga Aliança não tinham a remoção dos pecados, não entendiam plenamente as Escrituras e, por isso, viviam aquém da nossa posição em Cristo, nosso Senhor. Falar disso não é fazer mero uso de palavras, mas, sim, dizer a verdade. Infinitamente, somos mais bem-aventurados do que os irmãos do Antigo Concerto, pois a Nova Aliança foi estabelecida em superiores promessas (Hb 8.6).
    O fato importante a notar é que Deus não havia dado a eles um coração para entender isso, mas Ele colocou essa dádiva à nossa disposição. Portanto, não há coisa alguma que poderíamos necessitar para viver a plenitude da Sua vontade que não nos tenha sido concedida. Hoje, se algum irmão em Cristo não compreende o que a Palavra declara, precisa orar pedindo a ajuda do Senhor, pois, provavelmente, há uma força maligna que o impede de entender. Nenhum cristão deve aceitar ser uma exceção, pois isso não existe.
    Deus não deu olhos aos israelitas para ver a grandeza de Sua obra. O próprio Jesus falou a esse respeito, mas, desde quando Ele começou a anunciar o Evangelho, os olhos dos que presenciavam a operação divina eram abertos. Não aceite ficar sem entender o que o Senhor tem feito no meio da humanidade. Grandes coisas Ele tem preparado para dar a todo aquele que faz a Sua vontade. A pessoa que não consegue vislumbrar o que o Todo-Poderoso deseja realizar por ela e por intermédio dela, sem dúvida, precisa de libertação.
    Aqueles que não conseguem escutar a suave voz divina não conseguem a fé necessária para fazer a obra do Pai. A fórmula bíblica para se receber fé é pelo ouvir (Rm 10.17). Como, então, alguém irá recebê-la se não tiver a capacidade de discerni-la. Em meus anos de ministério, tenho visto muita gente oprimida pelo espírito da surdez espiritual, o qual age igual aos demônios causadores da surdez física. Do mesmo modo como expulsamos estes, devemos expulsar aqueles que fecham o entendimento.
    Hoje, nos dias do Novo Testamento, nenhum impedimento deve existir em quem é de Deus, por isso não deixe o inimigo impedi-lo de ser uma bênção. Compreenda o que o Altíssimo tem para você, para vê-lO operando em sua vida e escutar o que Ele está falando, pois, só assim, será bem-sucedido.

    R. R. Soares.




EXISTE UMA RAZÃO

“Nada sai errado nesta vida. O que acontece, acontece por uma razão”.
EXISTE UMA RAZÃO

Quando eventos não saem como você planejou, existe uma razão. Quando você não alcançou os resultados desejados, existe uma razão. E porque existe uma razão para que as coisas sejam como são é que existe uma maneira de mudá-las. Para alcançar um resultado diferente, simplesmente é requerida uma causa diferente.

Em vez de assumir que o mundo todo está injustamente conspirando contra você, procure entender a causa do seu infortúnio. Uma vez que você descobriu a causa, você pode ter uma estratégia para alcançar o que você deseja alcançar.
O que você vê como problema, não veio até você para anulá-lo e fazer com que você não tenha nenhuma perspectiva futura. Busque a Deus. Nele está a completa sabedoria e solução de todo e qualquer mistério. Existe uma razão por detrás de tudo que acontece. Faça, portanto, com que essa razão venha trabalhar em seu favor. 


Para Meditação:
“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos’. Gênesis 50:20
 
Por Nélio Da Silva




Escolhas

Muitas vezes fazemos muitos planos e o nosso coração se enche de expectativas. Nós começamos a nos mover em direção a esses planos, entretanto, esqueçemos de perguntar se são os mesmos planos do Senhor. Não demora muito e estamos logo metendo os pés pelas mãos. Já sem esperanças que aquela situação seja a melhor para nós, nos voltamos para o Senhor, e dizemos: E agora? O que faço? O que queres de mim Senhor?
Repetidas vezes só chegamos a essa conclusão quando já nos machucamos por demais ou quando já envolvemos os outros em nossas erradas escolhas.
Tudo isso poderia ser evitado se antes consultassemos o Senhor.
Toda dor e sofrimento da escolha errada poderia não ter encontrado morada em nós, se antes estivessemos buscado à Ele.

Mas para aqueles, como eu, que já passaram ou passam por esse momento, tenho uma esperançosa palavra: Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. (proverbios 19:21) ,ou ainda, Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. (Provérbios 16:1)

Glórias a Deus que isso acontece, o que prevalece é o propósito do Senhor e não o nosso, pois só assim podemos rever e reverter o quadro de nossa vida e viver o que o Senhor tem para nós.
Só uma dica, antes de qualquer decisão, consulte ao Senhor!!!



Por Regina Celi